VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TENDINITE E BURSITE?

A tendinite e a bursite são processos inflamatórios e ambas tem sintomas bem parecidos, por isso, ao sentir uma dor no ombro, punho, joelho ou tornozelos, consulte um especialista para que seja feito um diagnóstico.
A tendinite é uma inflamação do tendão – parte final do músculo que se liga ao osso. Na maioria das vezes vem acompanhada de inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Excesso de atividade física, sobrecarga, processos traumáticos e doenças como artrite reumatoide podem provocar uma inflamação no tendão.
Já a bursite é uma inflamação secundária da bursa, uma bolsa cheia de líquido com a finalidade de proteger os tecidos ao redor das articulações dos ombros, cotovelos, quadril e joelhos.
Entre as causas da bursite podemos destacar: excesso de peso, traumatismo direto, esforço repetitivo, desidratação da bursa ou da articulação.
Esportistas, profissões que exige uma sobrecarga e idosos de acima de 50 anos são propensos a desenvolver tanto a tendinite como a bursite. Por exemplo, os jogadores de futebol tende a desenvolver a tendinite nos membros inferiores, já os tenistas a lesão pode acometer os membros superiores que consiste em mão, pulso, braço e ombro. E os idosos desenvolvem o problema por conta do processo degenerativo.
SintomasOs sintomas mais comuns da tendinite são: dor e sensibilidade no tendão, geralmente perto de uma articulação, dor à noite e que piora com movimentosou atividade.
Já os sintomas da bursite consistem em dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar ao redor da articulação, rigidez e dor ao mover a articulação afetada, inchaço ou vermelhidão na articulação
Ao notar esses sintomas, o indivíduo deve procurar um especialista para realizar exames clínicos ou de imagem como ultrassom ou ressonância.
TratamentoEm geral, o tratamento é clínico feito com o uso de anti-inflamatórios, repouso e uso de bolsas de água quente ou geladas. Entretanto, a fisioterapia é a forma mais indicada e recomendada para amenizar os sintomas e evitar rescidivas.
Se após seis meses a fisioterapia e os medicamentos não tratarem o problema, existe a possibilidade do indivíduo se submeter a uma cirurgia minimamente invasiva, o que ocorre com certa raridade.
Além disso, se o paciente não for diagnosticado e tratado adequadamente, poderá ter sua capacidade funcional de movimento diminuída. Portanto, não deixe de consultar um especialista para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Previna-se da tendinite e bursite
-Pratique exercícios físicos com moderação;
-Reduza os movimentos repetitivos;
-Antes de praticar qualquer exercício, aqueça os músculos e fortaleça a musculatura;
-Caso o seu trabalho exige que você permaneça muito tempo em frente ao computador, faça pausas durante o dia e utilize teclados e mouse ergonômicos para prevenir a tendinite.

Comentários

Postagens mais visitadas